Se Zeus se movesse para ficar de pé ele tiraria o telhado do templo, -assim disse o historiador grego, Strabo, acerca da Estátua de Zeus em Olímpia. A estátua foi feita pelo escultor grego Fídias.
Em 456 A.C., o arquiteto grego Libon completou a construção do magnifico templo em Olímpia. Este templo foi dedicado a Zeus, em cuja homenagens as Olímpiadas eram realizadas a cada quatro anos. Antes das competições, todos os participantes apresentavam seus cumprimentos a Zeus em seu templo. Embora o templo de Libon fosse uma maravilha por si próprio, os gregos achavam que ele era simples demais. Então, colocaram uma estátua dentro dele.
A tarefa de construir a estátua foi dada a Fídias. Primeiramente, erigiu uma estrutura de madeira na qual amarrou pratos de marfim e folhas de ouro. De maneira interessante, sua oficina era tão grande quanto o templo em si, tornando assim possível para ele construir a estátua lá. Depois de esculpir as várias peças separadamente, Fídias montou-as no templo. Entretanto, na época em que concluiu a obra, a estatua assentada de Zeus quase tocava o teto! Foi por isso que provavelmente, Strabo imaginou que Zeus teria derrubado o telhado.
Localizada na cidade de Olímpia, na costa oeste da Grécia, cerca de 150 km a peste de Atenas.
O templo do Olimpo ficava em uma praça na planície do Peloponeso. Ali aconteceu a guerra homônima. Os soldados, no entanto, não atacavam o templo, que era sagrado para ambos os lados envolvidos na peleja. O local tinha a parte da frente toda aberta. Assim, Zeus podia ser visto de qualquer lugar da praça.
Por volta do ano 393 d.C., época em que Roma dominava o mundo
conhecido, o imperador romano Teodósio baniu os jogos olímpicos da Grécia e o templo de Zeus foi fechado.
A estátua foi transportada por um rico grego para um palácio em Constantinopla e lá permaneceu até ser destruída em um grande incêndio, por volta do ano 462.
0 comentários
Postar um comentário