Deusa da maternidade e da fertilidade é conhecida como mãe de todo o Egito, também considerada Deusa do amor e da magia.
A deusa Ísis, mãe de Horus, foi a primeira filha de Geb, o deus da Terra, e de Nut, a deusa do Firmamento, e nasceu no quarto dia intercalar. Durante algum tempo Ísis e Hator ostentaram a mesma cobertura na cabeça. Em alguns mitos sobre Ísis ela teve um irmão, Osíris, que veio a tornar-se seu marido, tendo se afirmado que ela havia concebido Horus.
Ísis teve seus poderes obidos, persuadindo Rá a revelar seu nome secreto. Rá estava velho e às vezes era enganado. Ísis coletou sua saliva e se transformou em uma cobra venenosa mordendo ele. Ísis prometeu curá-lo somente se ele revelasse seu nome secreto. Em agonia, ele revelou e fazendo isso, passou seus poderes mágicos para a deusa. A divindade aparece na mitologia, onde usava seus poderes mágicos para contribuir na ressurreição de Osíris, quando ele foi assinado por Seth. As suas habilidades mágicas devolveram a vida a Osíris após ela ter reunido as diferentes partes do corpo dele que tinham sido despedaçadas e espalhada sobre a Terra por Seth. Este mito veio a torna-se muito importante nas crenças religiosas egípcias. Ísis também foi conhecida como a deusa da simplicidade, protetora dos mortos e deusa das crianças da criação. Foi a Senhora dos eventos mágicos e da natureza. Alguns mitos posteriores, os antigos egípcios acreditavam que as cheias anuais do rio Nilo ocorriam por cauãs das suas lágrimas de tristeza pela morte de seu marido, Osíris. Consequentemente a adoração a Ísis estendeu-se a todas as partes do mundo Greco-romano, chegando inclusive às terras nas quais atualmente se localiza a Alemanha.
0 comentários
Postar um comentário