Deus do céus, rei de todo os vivos no Egito.
Hórus era originalmente o deus do céu, filho do rei Osíris, somente se torna rei de todos os vivos no Egito após matar o assassino de seu pai, o Deus Seth.
Na mitologia egípcia, Hórus perde um olho lutando com Seth, somente depois de sua recuperação, Hórus consegue reorganizar novos combates que o leva à vitória decisiva sobre Seth. O olho ferido do Deus é substituído por um amuleto de serpente. Os egípcios acreditavam que as fases da lua na terra eram a representação do olho ferido de Horus (o olho esquerdo) e o outro olho era o sol.
Hórus tinha cabeça de falcão e seus olhos representavam o sol e a lua, era descrito usando uma coroa com uma parte superior branca para representar o Alto Egito e uma parte vermelha inferior para representar o Baixo Egito.
De acordo com uma lenda difundida no Antigo Egito, Hórus foi concebido por Isis, quando Osíris, que era seu pai, já estava morto. A lenda sugere que a fecundação ocorreu quando Isis, na forma de um pássaro, posou sobre a múmia do esposo, que estava deitado em um sofá.
0 comentários
Postar um comentário