Deusa gato, divindade solar e Deusa da fertilidade.
A Deusa é representada por uma mulher com cabeça de gato, carregando na sua mão o sistro, instrumento musical sagrado. Esta divindade também era por vezes representada como um simples gato.
Bastet tinha o poder sobre os eclipses solares, era ela a representante dos poderes benéficos do Sol, porém com a chegada dos gregos no Egito uma associação da deusa com Artemis fez com que ela deixa-se de ser deusa do sol para ser a deusa da lua. A divindade protegia os partos e as mulheres grávidas de doenças e dos maus espíritos, pois além da associação com o sol e a lua era a Deusa da fertilidade.
Em uma versão do nascimento da deusa dizia que seu pai Rá havia ordenado que Sekhmet castigasse a raça humana pela desobediência, Sekhmet aceitou com tanta raiva que quase exterminou toda raça humana, Rá a impediu de exterminar toda raça humana embebedando ela com vinho, pela semelhança com sangue, Sekhmet ficou tão bêbada que acabou engravidando de Rá, assim nasceu a Bastet. Uma outra versão por sua vez conta que deusa-leoa Sekhmet, após ter dizimado parte da humanidade, fora apaziguada e se transformara numa gata mansa. A terrível leoa bebedora de sangue se transformara em Bastet, a gata bebedora de leite.
0 comentários
Postar um comentário